Avaliação Neuropsicológica Infantil - Transtorno do Déficit de Atenção- TDAH

A incidência do Transtorno do Déficit de Atenção nas crianças é de aproximadamente 6%, o que significa que a cada 100 crianças, seis apresentam os sintomas.
Além disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 3,6% dos jovens de 10 a 14 anos sofram de transtorno de ansiedade, e a depressão ocorre em cerca de 1,1% das crianças dessa faixa etária. Depressão e ansiedade compartilham alguns sintomas semelhantes, incluindo mudanças rápidas e inesperadas de humor.
Os distúrbios do neurodesenvolvimento incluem distúrbios do desenvolvimento intelectual, transtorno do espectro autista e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros.
O TDAH é caracterizado por um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que tem um impacto negativo direto no funcionamento acadêmico, ocupacional ou social.
Os distúrbios do desenvolvimento intelectual são caracterizados por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, que se referem a dificuldades com habilidades conceituais, sociais e práticas do dia a dia.
O transtorno do espectro autista (TEA) constitui um grupo diverso de condições caracterizadas por algum grau de dificuldade na comunicação social e na interação social recíproca, bem como por padrões persistentes de comportamento, interesses ou atividades restritos, repetitivos e inflexíveis.
Existem opções eficazes de tratamento, incluindo intervenções psicossociais, intervenções comportamentais, terapia ocupacional e fonoaudiológica. Para determinados diagnósticos e faixas etárias, a medicação também pode ser considerada.