Dicas para pais de crianças com TDAH

20/07/2023
foto crianças com tdah brincando
foto crianças com tdah brincando

A educação dos filhos já é um grande desafios e, se pensarmos em crianças com  TDAH esses desafios se tornam ainda piores.  Assim, é importante entender as necessidades e características especiais das crianças com TDAH, e fornecer um ambiente de suporte que  promova o desenvolvimento saudável da criança. 

Psicoeducação

A primeira dica é buscar informações confiáveis sobre o TDAH para entender melhor a condição e suas implicações.

As intervenções de psicoeducação podem ser eficazes na melhoria das habilidades sociais em jovens com TDAH (Powell, L. A., Parker, J., Weighall, A., & Harpin, V. (2022). Psychoeducation Intervention Effectiveness to Improve Social Skills in Young People with ADHD: A Meta-Analysis. Journal of Attention Disorders, 26(3), 340–357. https://doi.org/10.1177/1087054721997553).

Da mesma forma, outro estudo comprovou que as intervenções de psicoeducação para o TDAH melhoram os sintomas e o conhecimento sobre o TDAH em crianças e suas famílias. (Dahl, V., Ramakrishnan, A., Spears, A.P. et al. Psychoeducation Interventions for Parents and Teachers of Children and Adolescents with ADHD: a Systematic Review of the Literature. J Dev Phys Disabil 32, 257–292 (2020). https://doi.org/10.1007/s10882-019-09691-3)

Rotina Estruturada

Crianças com TDAH necessitam de uma rotina estruturada. Estabeleça horários para as atividades do dia  como: refeições, tarefas da escola, tempo de lazer, atividades esportivas e sono. Isso ajudará a melhorar a desorganização.

Um estudo recente constatou que a autoajuda guiada para pais de crianças com TDAH resultou na redução a longo prazo dos problemas de comportamento infantil (Döpfner, M., Liebermann-Jordanidis, H., Kinnen, C., Hallberg, N., Mokros, L., Benien, N., Mütsch, A., Schürmann, S., Wolff Metternich-Kaizman, T., Hautmann, C., & Dose, C. (2021). Long-Term Effectiveness of Guided Self-Help for Parents of Children With ADHD in Routine Care—An Observational Study. Journal of Attention Disorders, 25(2), 265–274. https://doi.org/10.1177/1087054718810797)

Estabeleça um bom vínculo com a escola 

Mantenha uma boa comunicação com a escola. Informe sobre o diagnóstico de seu  filho e compartilhe as estratégias que funcionam bem em casa. Trabalhe em parceria com a escola para desenvolver um plano de apoio individualizado que atenda às necessidades específicas de seu filho no ambiente escolar. A avaliação neuropsicológica compreensiva possibilita identificar com precisão os pontos fortes do paciente a serem utilizados nessas intervenções.

Metas Realistas

Defina metas realistas para seu filho, levando em consideração suas habilidades e desafios., partindo dos dados obtidos da avaliação neuropsicológica. Reduza as tarefas em etapas menores e comemore as conquistas que for obtendo. 

Estudo demonstroui que o estabelecimenot de metas pessoais pelos pacientes melhoram os resultados acadêmicos de estudantes e podem ajudá-los a desenvolver trajetórias acadêmicas positivas (Martin, A. (2013). Improving the Achievement, Motivation, and Engagement of Students With ADHD: The Role of Personal Best Goals and Other Growth-Based Approaches. Journal of Psychologists and Counsellors in Schools, 23(1), 143-155. doi:10.1017/jgc.2013.4)

Reforço Positivo

Reforce o comportamento positivo de seu filho com TDAH através de elogios, recompensas tangíveis ou na utilização de sistemas de pontos. 

Verificou-se que o reforço positivo é eficaz no aumento da concentração de crianças com TDAH (Putri, P. I., & Widiastuti, A. A. (2019). Meningkatkan Konsentrasi Anak Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) dengan Pendekatan Reinforcement melalui Metode Bermain Bunchems. Jurnal Obsesi : Jurnal Pendidikan Anak Usia Dini, 3(1), 207. https://doi.org/10.31004/obsesi.v3i1.177)

 Gerenciamento do Comportamento

Aprenda a implementar estratégias de gerenciamento do comportamento, como estabelecer limites claros, definir expectativas, usar lembretes visuais, reforçar as regras consistentemente e implementar técnicas de reforço positivo.

 Não se esqueça de você 

Lidar com todas essas demandas  pode ser desgastante. Reserve um tempo para cuidar de você, buscando apoio e fazendo atividades que lhe tragam prazer. Isso te ajudará a recarregar as energias e estar mais disposto para enfrentar os desafios. 

Conclusão

Criar uma criança com TDAH requer paciência, compreensão e estratégias. Busque informações, estabeleça uma rotina estruturada, comunique-se com a escola, estabeleça metas realistas, use técnicas de reforço positivo, pratique estratégias de gerenciamento do comportamento e cuide de você. Desse modo, você estará capacitado para apoiar seu filho. Lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada e busque apoio sempre que necessário. 

Referências

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1087054721997553

https://link.springer.com/article/10.1007/s10882-019-09691-3#citeas

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1087054718810797

https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-psychologists-and-counsellors-in-schools/article/improving-the-achievement-motivation-and-engagement-of-students-with-adhd-the-role-of-personal-best-goals-and-other-growthbased-approaches/FF4A58366C42A6644562F098C2582810

https://obsesi.or.id/index.php/obsesi/article/view/177