Quais as causas e sintomas do TDAH?

20/07/2023
imagem fora de foco de uma pessoa
imagem fora de foco de uma pessoa

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição neuropsiquiátrica do neurodesenvolvimento  que afeta pessoas de todas as idades . A causa exata do TDAH ainda é desconhecida, mas existem fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento. 

Os fatores de risco para o TDAH incluem fatores genéticos (75-80% de herdabilidade) e fatores ambientais durante o desenvolvimento pré, peri e pós-natal (Pangajam, Ponnuswamy., Ann, Sarah, Paul., Aneesha, Brigitte, Jose. (2020). Pre-, Peri-, and Post-Natal Risk Factors in ADHD. 43-54. doi: 10.4018/978-1-7998-5495-1.CH003)

Possíveis Fatores que podem contribuir com o TDAH

Fatores Genéticos 

O TDAH tem um componente genético, conforme indicado pelas descobertas do estudo sobre a relação entre os escores de risco poligênico do TDAH e os sintomas de TDAH em adultos saudáveis.(García-Marín, L.M., Campos, A.I., Cuéllar-Partida, G. et al. Large-scale genetic investigation reveals genetic liability to multiple complex traits influencing a higher risk of ADHD. Sci Rep 11, 22628 (2021). https://doi.org/10.1038/s41598-021-01517-7)

Logo,  se um dos pais possui TDAH, há uma maior probabilidade de seus filhos desenvolverem o transtorno. Certos genes estão associados ao TDAH, mas o papel exato da genética no desenvolvimento do transtorno ainda não foi identificado.


Disfunção Neurotransmissora 

Sabe-se que o TDAH está relacionado a alterações nos neurotransmissores do sistema nervono central, entre eles: dopamina e noradrenalina. Tais neurotransmissores  exercem  um papel importante no controle da atenção, do comportamento impulsivo e da hiperatividade.

Prematuridade

A prematuridade está associada a um risco aumentado de desenvolver TDAH, mesmo em crianças prematuras tardias.(Perapoch, J., Vidal, R., Gómez-Lumbreras, A., Hermosilla, E., Riera, L., Cortés, J., Céspedes, M. C., Ramos-Quiroga, J. A., & Morros, R. (2021). Prematurity and ADHD in Childhood: An Observational Register-Based Study in Catalonia. Journal of Attention Disorders, 25(7), 933–941. https://doi.org/10.1177/1087054719864631) 

Fatores Ambientais 

Exposição a toxinas ambientais, como chumbo e pesticidas, bem como o consumo de tabaco e álcool durante a gravidez podem aumentar o risco de desenvolvimento do transtorno.  Outra forma de contribuir com o transtorno é um ambiente familiar disfuncional ou com altos níveis de estresse.

O estudo investigou a interação entre a responsabilidade poligênica do TDAH e vários fatores relacionados ao nascimento, somáticos e psicossociais associados ao TDAH.(Brikell I, Wimberley T, Albiñana C, Vilhjálmsson BJ, Agerbo E, Børglum AD, Demontis D, Schork AJ, LaBianca S, Werge T, Hougaard DM, Nordentoft M, Mors O, Mortensen PB, Petersen LV, Dalsgaard S. Interplay of ADHD Polygenic Liability With Birth-Related, Somatic, and Psychosocial Factors in ADHD: A Nationwide Study. Am J Psychiatry. 2023 Jan 1;180(1):73-88. doi: 10.1176/appi.ajp.21111105. Epub 2022 Sep 7. PMID: 36069019.) 


Sinais e Sintomas do TDAH

Desatenção 

Dificuldade em prestar atenção, pode relacionar-se com os seguinte comportamentos: cometer erros por descuido, dificuldade em manter o foco em tarefas e atividades, parecer não ouvir quando alguém fala diretamente e frequentemente perder objetos.

Hiperatividade

Agitação motora , dificuldade em permanecer sentado, correr ou subir em móveis em situações inadequadas, falar excessivamente e ter dificuldade em brincar ou se envolver em atividades tranquilas.

Impulsividade

Impaciência, dificuldade em esperar a vez, interromper os outros em conversas, responder perguntas antes de serem concluídas e ter dificuldade em seguir instruções.

A identificação do TDAH 

O diagnóstico do TDAH requer uma avaliação completa de um profissional de saúde qualificado.

 O diagnóstico geralmente envolve a observação dos sintomas e a coleta de informações de diferentes fontes, como pais, professores e outras pessoas próximas à pessoa em questão.

 É importante descartar outras condições que possam estar causando sintomas semelhantes.

Os critérios diagnósticos mais usados são baseados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), que descreve os sintomas e os critérios para o diagnóstico de TDAH em diferentes faixas etárias, mas através do nosso site é possível utilizar o sistema online de rastreio para identificar os principais sintomas (clique em nossos serviços e veja como funciona).

Conclusão

Embora a causa exata do TDAH ainda não seja totalmente compreendida, acredita-se que fatores genéticos, disfunção de neurotransmissores e fatores ambientais podem contribuir no desenvolvimento do transtorno. 

O diagnóstico do TDAH envolve a observação dos sintomas característicos e uma avaliação abrangente de um profissional de saúde qualificado. Com um diagnóstico adequado, é possível buscar intervenções medicamentosa e não medicamentosa, além de estratégias que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Referências

https://www.nature.com/articles/s41598-021-01517-7#citeas

https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1087054719864631

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36069019/